– Vossa Graça – o meistre pegou um dos pergaminhos e pigarreou. –
– Escreva
– Uma cortesia inofensiva, Vossa Graça – Pylos observou.
– Uma mentira. Retire-a – Stannis virou-se para Davos. – O meistre disse-me que temos à disposição cento e dezessete corvos. Pretendo usar todos. Cento e dezessete corvos levarão cento e dezessete cópias da minha carta a todos os cantos do reino, da Árvore à Muralha. Talvez uma centena vença as tempestades, os falcões e as flechas. Se assim for, uma centena de meistres lerão as minhas palavras a outros tantos senhores em outros tantos aposentos privados e quartos de dormir… E então, o mais provável é que as cartas sejam entregues às chamas e os lábios se comprometam com o silêncio. Esses grandes senhores amam Joffrey, Renly ou Robb Stark. Eu sou o seu legítimo rei, mas vão me recusar se puderem. Por isso preciso de você.
– Estou às suas ordens, meu rei. Como sempre.
Stannis acenou com a cabeça.
– Desejo que leve o
Davos respondeu:
– Serão bem poucos.
– Sor Davos fala a verdade, Vossa Graça – confirmou Meistre Pylos. – Seria melhor que as cartas fossem lidas em voz alta.
– Melhor, mas mais perigoso – Stannis retrucou. – Estas palavras não serão bem recebidas.
– Dê-me cavaleiros para a leitura – Davos pediu. – Isso terá mais peso do que qualquer coisa que eu possa dizer.
Stannis pareceu contente com a ideia.
– Sim, posso lhe dar esses homens. Tenho uma centena de cavaleiros que preferem ler a lutar. Seja direto onde puder, e furtivo onde for necessário. Use todos os truques de contrabandista que conhece, as velas negras, as enseadas escondidas, o que for preciso. Se faltarem cartas, capture alguns septões e faça-os copiar mais. Pretendo usar também seu segundo filho. Ele atravessará o Mar Estreito no
– Meistre, talvez devesse começar sua escrita. Necessitaremos de muitas cartas, e em breve.
– Como desejar – Pylos fez uma reverência e se retirou.
O rei esperou até ele sair, para só então dizer:
– O que é que não queria dizer na frente do meu meistre, Davos?
– Meu suserano, Pylos é bastante agradável, mas não consigo olhar para a corrente que ele tem em volta do pescoço sem sentir luto por Meistre Cressen.